Indicadores de interação

O Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Gestão de Riscos e Desastres naturais na Amazônia pretende formar profissionais com perfil multi e interdisciplinar, definindo os objetivos, áreas de concentração com respectivas linhas de atuação e projetos de pesquisa, estrutura curricular e perfil esperado do egresso vinculado às suas atividades profissionais. O público alvo abrange de forma mais específicas os seguintes segmentos:

• Profissionais de atuação no serviço público em setores vinculados a defesa civil - secretarias de estado, secretarias municipais e agências.

• Profissionais do setor privado com ações associadas a defesa civil.

• Profissionais de atuação privada de áreas afins.

 

Estágio Profissional

PPGGRD/UFPA tem em sua grade curricular a atividade obrigatória denominada "Estágio Profissional" com carga horária total de 45 horas, para todos os alunos. O objetivo desta atividade é possibilitar a atuação dos discentes em rotinas operacionais desenvolvidas em diversas instituições parceiras como: a) Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - CEMADEN; b) Coordenações Estaduais e Municipais de Defesa Civil; c) Centros de Pesquisa e Desenvolvimento em Defesa Civil; d) Instituições Operacionais de Meteorologia, Hidrologia, Sensoriamento Remoto; e) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, assim como, em outras organizações voltada para ações de Defesa e Proteção Civil Federias, Estaduais, municipais ou particulares. As atividades ministradas serão elaboradas por especialistas e desenvolvidas conjuntamente com as equipes operacionais destas Instituições e o coordenador do Estagio no PPGGRD/UFPA. Parte dos alunos da turma de 2018 cumpriu estágio profissional no CEMADEN em São José dos Campos/SP onde os alunos realizaram as seguintes atividades:

1) Recepção e apresentação dos professores e dos dos alunos e seus trabalhos no PPGGRD,e em seguida apresentação sobre o projeto de monitoramento geodinâmico e sua modelagem (Dra. Regina Alvalá, Diretora de Intercambios Institucionais do CEMADEN e Prof. Edson Rocha, Coordenador do PPGGRD/UFPA); 2) Seminário sobre Monitoramento Geotécnico e Modelagem Geodinâmica (Dr. Rodolfo Mendes); 3) Visita à Sala de Operação do CEMADEN em SJC (Dr. Giovanni Dolife); 4) Protocolos e Metodologias de Envios de Alertas Daniel Cândido e José Felipe visita a sala de operações do CEMADEN; 5) Seminário sobre “Envio de alertas, Rede observacional e banco de dados, monitoramento por radares, modelagem integrada; 6) Linhas de Pesquisas do CEMADEN, projeto educação, monitoramento hidrológico, cheias e secas na Amazônia- Projeto Acre; 7) Projeto semiárido, monitoramento do impacto da seca no semiárido, municípios monitorados, monitoramento Cantareira e UHE Três Marias, Extremos climáticos e; 8) Riscos de Incêndio, projeto GIDES, vulnerabilidade, pluviômetro nas comunidades. Essas atividades foram cumpridas em duas semanas com horário integral, satisfazendo a carga horária de estágio exigida pelo programa. Os alunos que não puderam seguir para o CEMADEN, cumpriram suas respectivas cargas horária de estágio em Instituições que trabalham com atividades associadas ao monitoramento e prevenção de desastres naturais em Belém.

 

Interação com comunidades quilombolas

Em parceria com o Escritório Regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (UNICEF) e do Instituto Saber Ser Amazônia Ribeirinha (ISSAR), o Programa, por meio de um projeto de pesquisa, se propõe a investigar as situações econômicas, sociais, demográficas, ecológicas e de saúde de populações quilombolas. O objetivo é subsidiar a construção de processos e alternativas que melhorem a qualidade de vida dessas comunidades. O levantamento tem sido realizado em oito comunidades no município de Cametá, Estado do Pará: Mola, Itapocu, Bonfim, Frade, Laguinho, Tachizal, Tomásia e Tabatinga, totalizando cerca de 200 famílias.