Inserção Social

O Programa desenvolve um conjunto de atividades voltadas à inserção social por meio de parcerias, convênios e ações conjuntas com o Estado e a sociedade civil na área de Defesa e Proteção Civil. Esta atuação vem possibilitando a inserção e o impacto regional e nacional do Programa, através dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes do programa. Neste sentido, registra-se a participação de docentes e alunos do PPGGRD no projeto de extensão: Convênio UFPA/SUDAM - 03/2012, que desenvolve produtos e modelos de previsão de enchentes e monitoramento de eventos hidro-climáticos extremos utilizados pelas Coordenações Municipais, Regionais de Defesa Civil em suas rotinas operacionais de prevenção, alerta e desenvolvimento de ações voltadas para a minimização dos impactos, sociais, econômicos e ambientais provocados por a estes eventos. Este convênio também atua na formação de pessoal técnicos de nível médio e superior através de treinamentos em defesa civil, eventos hidro-climáticos extremos, impactos e planejamento de ações de defesa civil apropriados a estes eventos.

Interfaces com a Educação Básica

Os docentes do PPGGRD atuam em parceria com ações voltadas a interface com a educação básica no sentido de disseminar estudos voltadas para a minimização de risco e desastres naturais na Amazônia entre alunos do ensino fundamental e médio, promovendo atividades e tarefas que sirvam à compreensão da meteorologia, a partir da observação e análise da variabilidade de alguns elementos climáticos, nos projetos de extensão desenvolvidos pelo programa. Alguns estudos vêm sendo desenvolvidos por alunos do PPGGRD em parceria com escolas públicas com aplicação à educação básica, dentre eles podemos enumerar:

“Educação ambiental e vulnerabilidade socioambiental: aumento da participação de vulneráveis na redução de riscos ambientais no bairro do Guamá”

“Gestão de qualidade aplicada ao planejamento ambiental e urbano na cidade de Belém do Pará: caso da ocupação irregular das margens dos rios”

“A educação ambiental para mitigação e prevenção de desastres: a transversalidade do tema defesa civil aplicada nas escolas municipais do município de Abaetetuba”.

Outras propostas de estudo também estão em andamento como a percepção de riscos aos desastres por alunos de escolas públicas do ensino fundamental. Percepção de vulnerabilidade a incêndios por populações que moram em aglomerados ribeirinhos na Amazônia.